Como fazer um terreno valorizar?
- Arq. Fábio Maia Guzenski
- 24 de mar. de 2017
- 3 min de leitura
Você está querendo vender um terreno? Aprenda a rentabilizá-lo com apenas 1 passo. Conheça um recurso que é muito simples de aplicá-lo e torne o seu terreno altamente valorizado.

Como de costume, você deve achar que para valorizar o seu terreno você precise construir sobre ele, fazer dispendiosas manutenções na área, ou até mesmo gastar muito em marketing.
Ou há correntes mais conservadoras que ainda insistem que para ganhar dinheiro com terreno, basta COMPRAR e ESPERAR. Quem nunca ouviu histórias que o avô comprava um terreno que não valia um pila e depois de 15 anos valorizou 30 vezes? Ou o pai de um amigo que comprou um terreno e que agora já está valendo 50% a mais?
Mas o que estou querendo ensinar aqui, não é nenhum desses métodos antigos. Até porque, já há dados que demonstram que um terreno que fica anos parado nessas condições, possui um ganho real muito abaixo do valor do terreno que foi negociado no ato do acordo comercial de venda. A maior parte das pessoas acaba não levando em consideração todas as despesas que tiveram com o terreno até a sua comercialização, desde custos relacionados com a aquisição da propriedade, melhorias e benfeitorias, manutenção mensal e despesas com a venda, sem falar da correção do capital pela inflação. Parte do montante do “lucro” que normalmente se considera, nada mais é que a inflação sobre o valor do terreno, ou seja, não é um ganho real.
Basicamente, nos dias atuais, é possível fazer mais do que simplesmente COMPRAR e ESPERAR. Para que seu terreno seja valorizado você necessita demonstrar POSICIONAMENTO e CONHECIMENTO sobre a sua área. Somente isto!
E para conseguir esse tipo de conhecimento (ou informação “privilegiada”) sobre o seu terreno, basta você executar um passo que dividi em três diferentes níveis, que lhe comento abaixo:
VALORIZAÇÃO DO SEU TERRENO NÍVEL 1
Muitas pessoas já usam esse recurso para poder vender melhor, mas também existe muita gente desperdiçando a oportunidade de valorizar o seu terreno. Faça um pequeno Estudo de Viabilidade Arquitetônico da sua área que consiste em propor um determinado tipo de empreendimento imobiliário, ou até alternativas de produtos imobiliários variados. Ao demonstrar para os futuros compradores as funcionalidades do seu terreno, você estará agregando valor à área e, até, acelerando a sua venda.
VALORIZAÇÃO DO SEU TERRENO NÍVEL 2
Agora, se você deseja elevar a um nível 2 de valorização, você deverá aprovar na prefeitura um dos estudos de projeto que foi criado. Ao demonstrar a um comprador que o terreno já possui um projeto devidamente aprovado, isto significará ao comprador, que realmente é possível construir o que foi analisado no Estudo de Viabilidade Arquitetônico. Portanto, o comprador terá a certeza que na área não há maiores restrições construtivas e ambientais. Este é um tipo de preocupação que o comprador tem, já que há muitos terrenos sem valor construtivo no mercado imobiliário.
VALORIZAÇÃO DO SEU TERRENO NÍVEL 3
Agora, se você quer potencializar seu terreno a um nível 3 de valorização, você poderá realizar um Estudo de Viabilidade Imobiliário completo. Para isto, é necessário a integração e aprofundamento de três áreas:
- Estudo de Viabilidade Mercadológico
- Estudo de Viabilidade Arquitetônico
- Estudo de Viabilidade Econômico-Financeiro
O Estudo de Mercado irá demonstrar os dados sócio-econômicos da região, os tipos de construções e de produtos imobiliários que estão mais propensos de aceitação. Ou seja, será identificada qual a real vocação dessa área. Já o Estudo Arquitetônico irá demonstrar fisicamente como o seu terreno poderá ter o melhor aproveitamento de acordo com o que o mercado levantou. E o Estudo Econômico será fundamental para demonstrar ao investidor, os ganhos de compra do seu terreno. Em alguns casos, para realizar estes estudos, o arquiteto poderá contar com a ajuda de um economista.
Quer saber mais? Acesse a página www.loteamentosustentavel.com.br
FAÇA UM ESTUDO DE VIABILIDADE DA SUA ÁREA
Em resumo, a grande dica que eu deixo é: FAÇA UM ESTUDO DE VIABILIDADE DA SUA ÁREA.
Este estudo poderá ser mais aprofundado ou mais superficial dependendo caso a caso. Converse com um profissional capacitado que oriente você de como conduzir esse estudo.
Esse é um recurso mais econômico do que construir sem pensar no melhor aproveitamento da área e te dará um retorno maior do que simplesmente comprar e esperar a valorização. Ao realizar o seu estudo, dependendo se ele possuir dados econômico-financeiros, você saberá se já possui poder de capital para investir na área, ou se irá destinar o estudo para captar o investidor, ou os investidores do seu terreno.
Quer saber mais? Acesse a página www.loteamentosustentavel.com.br
Nos conte, logo abaixo, qual é o seu caso!
Se você está pensando em valorizar e vender o seu terreno, envie suas dúvidas aqui também!
Gostou do artigo? dê um like! :)
Boa obra a todos!
Texto de: Fábio Maia Guzenski